Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Sobre a campanha:

Chegamos ao mês de setembro e mais uma campanha de setembro amarelo.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Concelho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o setembro amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o dia mundial de prevenção ao suicídio, mas a campanha acontece durante o ano todo.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu, e hoje já conquistou o Brasil inteiro.

 

Como posso ajudar ou pedir ajuda:

Podemos ajudar estando atentos aos sinais de depressão, tristeza e isolamento, apenas nos mostrando disponíveis para ouvir.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Dar espaço para que as pessoas desabafem sobre seus sentimentos, sem críticas nem julgamentos, é um meio de ajudar a quem está passando por uma situação difícil.