Novembro Azul

Novembro Azul

Chegamos a Novembro e a mais uma campanha do "Novembro Azul", focada na coscientização dos problemas de saúde dos homens, principalmente o câncer de próstata, câncer testicular e problemas que afetam a saúde mental.

O Novembro Azul tem sua inspiração na campanha australiana "Movember", que vem da unição das palavras "Moustache" (bigode) e "November" (Novembro), e por isso é comum ver um bigode junto ao laço azul do movimento.

A ideia do bigode surgiu quando começaram a propor que os homens que apoiam a campanha mostrem seu engajamento deixando o bigode crescer durante todo o mês de novembro. Mas, obviamente, o bigode é opcional.

 

A Saúde do Homem

A adoção de hábitos saudáveis, prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir problemas como doenças cardiovasculares e infartos.

Uma boa higiene é fundamental. Você sabia que aualmente 1.600 pênis são amputados por ano por falta de higiêne? A amputação ocorre pela falta de orientação de alguns homens sobre a necessidade de lavar "o amigo".  

“Entre a glande, que é a cabeça, e o prepúcio, [a pele que recobre o órgão] fica uma substância chamada esmegma”, explica o urologista Aguinaldo Nardi (fonte), membro do comitê científico do Lado a Lado pela Vida. "Ao se acumular, ela pode gerar um processo inflamatório local constante que leva ao câncer"

 

É necessário estar atento a mudanças no corpo e ficar ateto aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário.

 

O Câncer de Próstata

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Segundo a American Cancer Society (Sociedade Americana para o Câncer), a cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata.

Com um desenvolvimento é lento e em muitos casos sem sintomas, o que mostra ainda mais a importância do exame periódico.

Quando há sintomas, podem surgir:

  • Dificuldade para urinar
  • Necessidade de urinar mais vezes (principalmente a noite)
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • Jato de urina fraco, reduzido ou interrompido 
  • Presença de sangue no xixi 

Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e assintomáticos (sem sintomas), a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar como deve ser realizado o controle e o tratamento adequado, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Outros cuidados, como autoexame de testículos e pênis, são importantes.


O Câncer de Testículo

O Câncer de Testículo é caracterizado pelo crescimento anormal de células neste órgão. Geralmente, atinge homens entre os 15 e os 50 anos de idade.

A doença pode apresentar um crescimento rápido e a metástase pode ocorrer no pulmão, fígado e ossos. Na maioria dos casos aparece um nódulo ou percebe-se o aumento em um dos testículos, podendo ou não ser acompanhado de dores, sensação de peso ou dores no abdome ou saco escrotal.

Sintomas

Geralmente, o câncer de testículo é indolor, mas é caracterizado pela presença de massa escrotal ou de um nódulo duro localizado com mais frequência do lado direito.

A dor testicular pode ocorrer em até 40% dos pacientes, acompanhada por endurecimento dos testículos e, em alguns casos, aumento do volume ou sensibilidade da mama. Podem ocorrer também sintomas inflamatórios, como inchaço, dor e aumento da temperatura dos testículos.

Dor nas costas, falta de ar e tosse podem ser sinais de metástases resultantes da progressão da doença. Porém, a atenção deve estar voltada para outras alterações, como aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, nódulos, endurecimentos, dor no abdome e sangue na urina.

 

Cuide de sua saúde

Câncer de Próstata, Testículo, Amputações do Pênis... muitas doenças podem ser evitadas ou curadas se forem identificadas cedo e devidamente tratadas por um profissional da saúde habilitado. 

Cuide da sua higiêne e faça seus exames. 
Você merece essa atenção;